Festival de xadrez bate recorde de participantes na Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

DR

O 16.º Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz realiza-se de 5 a 13 de novembro, com o maior número de inscritos de sempre. A prova é organizada pela Assembleia Figueirense, associação que recebe a sessão de abertura, no primeiro dia, pelas 18H00.
Antes, porém, pelas 15H30, no mesmo local, realiza-se a primeira simultânea às cegas, ou seja, um jogador com os olhos vendados, tendo como adversários vários jogadores. Neste caso, será a franco-georgiana Nino Maisuradze contra todos. A sessão de abertura conta, ainda, com o espetáculo “Gambito de dama”, do figueirense Miguel Babo, com a atriz Paula Sá no elenco.
Participam nesta edição do festival 90 xadrezistas, o máximo admitido pela organização, 51 estrangeiros, de uma vintena de países.
Dentre os jogadores, há 31 com título de mestres internacionais e vários campeões. Um dos mestres vem da Ucrânia. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Assembleia Figueirense, António Mota Cardoso, adiantou que esta edição do festival é “a maior de sempre”. Por outro lado, acrescentou, foi reforçada a participação de xadrezistas do sexo feminino.

Maior participação feminina
A organização do festival de xadrez tem vindo a apostar no reforço da participação feminina. Este ano, aliás, adiantou ainda aquele dirigente, o valor dos prémios foi aumentado, tendo por finalidade captar a participação de mais jogadores.
Por outro lado, haverá prémios, de dois mil euros, para jogadoras, tendo como objetivo estimular uma maior participação de xadrezistas do sexo feminino, que já competem neste festival em torneios mistos. Assim, os prémios absolutos, de quatro mil euros, e os prémios femininos são cumulativos.
Para a edição de 2024 está previsto um aumento do valor pecuniário dos prémios para as jogadoras. Entretanto, este ano, a organização proporciona, ainda, mais alojamento para participantes do sexo feminino.

Autarquia reforça apoio
Cerca de 60 jogadores, de ambos os sexos, participam no Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz a expensas próprias. Aos restantes participantes é a organização que assegura o alojamento e as refeições.
As dormidas e o pequeno-almoço são oferecidos por unidades hoteleiras da cidade. Por sua vez, vários restaurantes praticam preços especiais nas refeições dos participantes. O festival tem um orçamento de mais de 70 mil euros, com as dormidas e os pequenos–almoços oferecidos contabilizados.
A Câmara da Figueira da Foz aumentou o apoio financeiro atribuído ao festival, de oito para 10 mil euros. Os jogadores permanecem na cidade durante nove dias. Os torneios decorrem no Hotel Sweet Atlantic & SPA.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.