Condeixa investe 250 mil euros em passadiço junto à cidade romana de Conímbriga

Posted by
Spread the love

DB- Ana Ferreira

O município de Condeixa-a-Nova vai investir cerca de 250 mil euros na construção de passadiços de madeira próximo da cidade romana de Conímbriga, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

Nuno Moita salientou que a intervenção, nas margens do rio de Mouros, “vai permitir associar o património arqueológico ao património natural”, promovendo o turismo do concelho.

“É uma obra extraordinariamente importante para Condeixa”, sublinhou, ao explicar que o novo passadiço, com uma extensão de 700 metros, “vai ligar a cascata” daquele curso de água, que circunda parte do planalto que acolhe a antiga cidade romana, à ponte localizada junto ao complexo arqueológico, que inclui o Museu Monográfico de Conímbriga.

Firmado entre a autarquia e a empresa JRC – Construção e Obras Públicas, no dia 05 de agosto, o contrato da empreitada com o valor de 246.384,34 euros (+IVA, perfazendo 261.167,40 euros) foi publicado, na quarta-feira, pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

A execução dos trabalhos tem um prazo de 120 dias, no âmbito de um investimento elegível aprovado de 414.495,94 euros, que tem uma compartição financeira de 85% da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Além da construção dos passadiços, outras despesas incluídas no investimento global são relativas ao projeto de especialidades da Casa do Casmilo – Casa de Apoio Rural do Sicó, a reconstrução deste imóvel e a recuperação do Moinho do Outeiro, na Serra de Janeanes, esta apenas na parte não financiada pelo Fundo de Emergência Municipal quanto a prejuízos causados pela tempestade Leslie, em 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.