Câmara de Cantanhede e 11 famílias assinaram contratos de comodato

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Câmara de Cantanhede assinou hoje os contratos de arrendamento com 11 das 20 famílias que vão usufruir das habitações do Bairro Vicentino, que foi alvo de uma requalificação no valor superior de 1,4 milhões de euros.

De acordo com um comunicado de imprensa, o município avançou com esta intervenção em habitações sociais no Bairro Vicentino no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, salientou a “dimensão social” desta intervenção e congratulou-se com o facto de ser possível “oferecer condições condignas de habitabilidade a 52 moradores”.

“É uma área que consideramos crucial e que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Desse ponto de vista, não encontro melhor aposta do que esta, estando certa de que vamos contribuir para a melhoria das condições de vida destas 20 famílias”, frisou.

A entrega das chaves às famílias que transitam das antigas habitações decorre em duas fases.

Neste momento, está a ser finalizado o processo “com 11 agregados familiares, num total de 21 pessoas”, referiu a autarquia.

De acordo com o caderno de encargos da empreitada, para além da intervenção realizada nos 20 fogos existentes (11 com tipologias T2, sete T3 e dois T4), todos ao nível do rés-do-chão, avançou-se com a reabilitação urbana das ruas confinantes ao bairro, nomeadamente a Rua da Alegria, Rua Dr. Silva Pereira, Rua dos Malmequeres e a Travessa da Rua Silva Pereira.

A Câmara Municipal de Cantanhede deu ainda nota de que o Bairro Vicentino estava sob gestão da Sociedade de São Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao “longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento, entre outros apoios”.

Para a concretização da empreitada foi assinado um contrato de cedência de direito de superfície, entre a Câmara Municipal e a Diocese de Coimbra, visando autorizar a autarquia a reabilitar as 20 habitações, assim como a zona envolvente, mantendo a sua gestão durante um prazo mínimo de 20 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.