Águas de Coimbra inicia contactos para alargamento a Condeixa-a-Nova e Mealhada

Posted by
Spread the love

A empresa municipal Águas de Coimbra iniciou contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada para estudar a possibilidade de uma empresa intermunicipal, afirmou hoje o presidente daquela instituição.

“Iniciámos contactos com a Câmara de Condeixa-a-Nova e com a Câmara da Mealhada para analisarmos e estudarmos a possibilidade de uma empresa de âmbito mais alargado”, afirmou o presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, que falava numa conferência de imprensa, no âmbito do Dia Nacional da Água.

De acordo com o responsável, as primeiras reuniões começaram há cerca de dois meses, salientando que, no atual contexto, as empresas municipais têm dificuldades em concorrer a fundos comunitários com as empresas multimunicipais, que têm vantagem nesse campo.

“São realidades distintas [dos três municípios], são situações distintas e terá de haver um período alargado de transição, mas este é um grande objetivo da Águas de Coimbra”, defendeu.

Na conferência de imprensa da empresa municipal de Coimbra foram apresentadas medidas para combater o desperdício e a diminuição das perdas reais de água no sistema de abastecimento.

O presidente da Águas de Coimbra reafirmou o objetivo de alcançar 15% de perdas em três anos, estando de momento a registar um valor de 19% de volume de água não faturada.

Setorização das zonas de medição e controlo, reabilitação de condutas e coletores e o alargamento a todo o concelho da telemetria até 2025 são algumas das medidas avançadas pela entidade para diminuir as perdas, referiu.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.