Socialistas “surpreendidos” com suspensão de mandatos ao fim de um ano do quadriénio autárquico e a dias das eleições internas

Posted by

DR/Ana Catarina Ferreira

A notícia sobre a suspensão do mandato pelos quatro vereadores eleitos do PS, pelo período de um ano (ver edição do dia 22) agitou as águas socialistas, em particular, e a política e a opinião pública figueirenses, em geral. O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, numa das suas contas no Facebook, referiu-se a esta situação como sendo uma “debandada”.
Os autarcas em causa – Carlos Monteiro, Ana Carvalho, Nuno Gonçalves e Mafalda Azenha – integraram os executivos camarários liderados por João Ataíde e Carlos Monteiro. Já foram substituídos por outros elementos da lista, mas sem experiência autárquica, exceto Diana Rodrigues, que foi vereadora durante os dois anos de mandato de Carlos Monteiro, de 2019 a 2021.
Ana Carvalho, ex-vice-presidente da câmara, que trabalha no setor privado e não é militante do PS, foi a primeira a suspender o mandato, em 19 de abril, invocando motivos profissionais e académicos. Seguiu-se Carlos Monteiro, na passada quarta-feira. O ex-presidente da autarquia e líder da Concelhia socialista tomou a decisão por ter passado a integrar a administração portuária.
Nuno Gonçalves e Mafalda Azenha enviaram o pedido de suspensão do mandato na última quarta-feira, após a reunião de câmara, na qual não participaram, alegando motivos profissionais. Nuno Gonçalves é chefe de gabinete do presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e Mafalda Azenha trabalha no Gabinete Jurídico da mesma autarquia, cargo a que concorreu, encontrando-se, ainda, em período experimental.
Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, Mafalda Azenha e Nuno Gonçalves já haviam informado a direção do partido, há vários meses, que queriam suspender o mandato, tendo-lhe sido pedido que esperassem mais algum tempo. A suspensão terá sido precipitada pela decisão de Carlos Monteiro suspender o seu mandato.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.