Opinião: A marginal da cidade deve ser requalificada?

Posted by
Spread the love

Sim
Por que não? É sempre tempo de fazer mais. A forma como as cidades são planeadas sempre foi caracterizada pelo reflexo de tendências socioculturais próprias de cada período histórico.
Hoje, mais do que nunca, os confinamentos e a limitação à liberdade que eles significaram, levaram-nos a valorizar cada vez mais os espaços abertos. Passámos a utilizar os espaços públicos na nossa vizinhança e a auto incentivarmo-nos à atividade física.
A nossa marginal adequa-se a esta e tantas outras utilizações, propícia a ser usufruída de forma segura e confortável. Ela é um dos, senão o maior, cartão de visita da cidade. Naturalmente que é preciso fazer um esforço contínuo para manter os espaços atrativos e disso faz também parte a sua requalificação, de forma a que que todas as suas utilizações se completem harmoniosamente.
Do lado de Buarcos, não era suposto o balneário continuar sem arranjo e o espaço onde hoje estão os carrosséis manter-se em terra batida. Aparentemente, havia problemas de estacionamento, mas o projeto que existe para o espaço junto ao skate park foi abandonado.
O passeio e a ciclovia em direção à Marina são zonas consolidadas há muitos anos, onde também há margem para modernização. Tudo certo, mas sem esquecer que o Concelho não é só a zona urbana. Todas as outras Freguesias continuam à espera, não de obras de embelezamento, mas de obras essenciais. Por isso, talvez fosse melhor começar por essas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.