Opinião: A marginal da cidade deve ser requalificada?

Posted by
Spread the love

SIM
a área marginal deveria ser requalificada. Trata-se de uma zona costeira de risco, com o mar cada vez mais forte e a subir, devido às alterações climáticas.
A Figueira necessita de uma nova estratégia para a cidade, uma intervenção que ligasse as partes e conferisse beleza, harmonia e funcionalidade. É urgente aceitar os desafios climáticos, concedendo mais espaço aos peões, retirando-o aos carros, menos asfalto, mais passeios e de qualidade com mais gente a andar a pé, a socializar, a comprar e a disfrutar da paisagem e da sombra das árvores.
Na parte mais antiga da marginal é necessário melhorar os passeios que estão em mau estado, arborizar melhor, qualificando o espaço.
Na zona entre a curva do cemitério de Buarcos e o Cabo Mondego precisa de uma intervenção profunda. A excelência paisagística é diminuída pelo cinzentismo da infraestrutura, com 80% do espaço público dedicado aos carros e seu estacionamento, habitações incoerentes dispersas pela paisagem, demasiados postes de iluminação, terrenos abandonados, etc.
Infelizmente em Portugal são raros os exemplos de intervenções em frentes marítimas bem conseguidas e a pensar no século XXII. Continuamos umbilicalmente ligados à noção que precisamos de ter o carro omnipresente, condicionando gravemente a paisagem.
A marginal a partir de Buarcos deveria ter outra forma, numa escala mais humanizante, permitindo uma maior fluidez entre o espaço urbano e o mar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.