Opinião: A frente de rio do Cabedelo deve ser requalificada?

Posted by
Spread the love

SIM.

A frente ribeirinha do Cabedelo merece uma intervenção que aproxime o rio às pessoas, tornando acessível o plano de água. Naquela zona quase todo o investimento dos últimos anos foi devotado ao acesso à praia e ao mar tendo o rio sido esquecido.

Trata-se de uma área com potencial para diversos usos, desde desportos náuticos de águas calmas até atividades turísticas, em condições muito favoráveis de segurança devido à ausência de tráfego e de correntes. As autoridades investem pouco na limpeza, é urgente remover o lixo “encalhado” há anos nos interstícios, até detritos submerso e fazer a manutenção de equipamentos.

Na frente ribeirinha é ainda essencial dar mais apoio às atividades náuticas. Por vezes são coisas simples que fazem a diferença, a dragagem do fundo da rampa, a reabilitação do ancoradouro, uma grua adequada ao cais, iluminação, executar uma rede elétrica e saneamento para as instalações de serviços.

É importante dar acesso ao rio, dotando o local de longos degraus de betão sobre as rochas onde as pessoas possam acompanhar a evolução das crianças nas suas atividades na água, e disfrutar da vista. Estas ideias não são minhas, foram apresentadas pela MENTOR -academia de vela, na discussão da Área de Reabilitação Urbana do Cabedelo. O acolhimento foi “parcial” pelo promotor da discussão, a Câmara Municipal, mas na prática as dificuldades de quem usa o espaço mantêm-se e o rio continua inacessível.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.