SIM
As touradas devem terminar na Figueira. Os motivos para tal posição pessoal são dois. Em primeiro lugar, a razão ética. Fazer sofrer animais cravando-lhes farpas no dorso, somente para satisfazer o nosso prazer e dar espetáculo é censurável.
Já basta todo o sofrimento animal que é causado pela nossa voracidade e consumo excessivo de proteína animal, especialmente carne. Milhões de animais são confinados e mantidos em ambientes insalubres, por vezes em grande sofrimento, para satisfazer hábitos e a nossa gula. Seríamos mais saudáveis, e felizes, se racionalizássemos a nossa dieta e assim houvesse menos necessidade de produção industrial de animais com as consequências inerentes.
Se a tourada fosse apenas a pega feita com grande coragem pelos forcados, detendo a força bruta do bicho, seria menos censurável, apesar de todo o “stress” causado ao touro.
Em segundo lugar a Figueira não é terra de touros. Não existe tradição local de tauromaquia, apenas espetáculos de verão, “business-as-usual”. A tauromaquia não é uma atividade “nossa”.
Será que a tourada faz falta ao verão da Figueira? Eu penso que não e por isso dispensaria a tourada, começando por lhe retirar apoios estatais, diretos e indiretos, e eventualmente consultando a população sobre a sua vontade relativamente às touradas.