Opinião: A “Enforca cães” é uma alternativa à EN109?

Posted by

Não Nunca. A 109 é uma estrada nacional, com as características deste tipo de estrutura, nomeadamente em termos de dimensões. Que em nada se assemelham ao que encontramos no Enforca Cães, que tive a preocupação de ir ver com os meus próprios olhos. E não gostei do que vi.
Explico: o que ali aconteceu foi apenas e tão só o “aproveitamento” do caminho antigo. Este poderia ter sido melhorado com “tout venant”, sem desafiar tentações de pisar o acelerador, antes deixando “transparente” que se trata de um troço para ser transitado com imensas cautelas. Eu sei que há placas indicadoras de limite de velocidade mas… Isso chega?! É que amiúde não chega mesmo!
Olhando do lado da Murtinheira para ocidente, o que se nos depara é uma “língua” negra e sinuosa, tendo-se cometido o atentado ambiental que é colocar alcatrão em zonas de arriba. (Bem basta o que a exploração industrial fez àquele espaço!).
Lá fui por ali adiante e de repente o troço torna-se em via única, regulado por semáforo. E pouco depois, o asfalto some-se e o resto até à bifurcação Serra/Buarcos continua como estava antes. Degradadíssimo!
Segundo o veiculado, o caminho abriu para testar as suas condições de segurança! Como?! Então espera-se que haja um incidente menos feliz para concluir que é perigoso?! Grossa novidade, sempre o foi e agora bem mais! Alternativa à 109? Nem a brincar é aceitável pensar em tal surreal coisa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.