Opinião: A “Enforca cães” deve mudar de nome?

Posted by

NÃO
Gosto de saber a origem dos topónimos especialmente se são engraçados, marotos ou, pelo lado inverso, lúgubres. Portugal está cheio de uns e de outros. E não é nada frequente que os venham alterar porque de repente alguém se sentiu incomodado. (Lembro-me da mudança de grafia na aldeia do Sr Tino e das anedotas a propósito!).
Do nome Enforca Cães não se conhece a história. São pelos menos duas estórias que correm sobre o assunto, ambas tristes. Parece certo que naquelas arribas acabaram a sua vida infeliz cães que tendo contraído raiva, doença tão perigosa também para os humanos, foram lançados ao mar para uma morte rápida. Acto chocante mas de sobrevivência. Quantos não o terão feito feridos de desgosto?
A outra narrativa conta sobre o naufrágio de uma armada inglesa já perto da praia. Os marinheiros vítimas do desastre foram dando à costa, cobrindo-a de cadáveres. Corriam ao tempo as guerras entre D. Pedro e seu irmão. A gente deste, os absolutistas, perseguiam os liberais afectos a D. Pedro onde e como podiam.
Também por estas bandas. E quando os “caçavam”, qual piedade? Eram exterminados por qualquer forma e feitio. Muitos lançados vivos ao oceano. “Simpáticos” como eram os homens de D. Miguel apelidavam os outros de “cães”. Nas arribas da Murtinheira terão acabado a sua vida muitos desses “cães”! Adoro animais mas não considero que este tradicional nome os desrespeite.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.