Opinião: A “Enforca cães” deve mudar de nome?

Posted by

Sim, a estrada deve mudar de nome, “Enforca cães” evoca barbaridade e é um nome desagradável. Relativamente à estrada em si, e depois de ter circulado na dita, fica uma sensação de obra pouco conseguida. Como referiram outros colunistas, a estrada está desligada dos troços rodoviários que lhe dão acesso. Na Murtinheira o piso está degradado e as bermas continuam sem manutenção. Pior ainda é o facto de se autorizarem reconstruções de muros e casas mesmo em cima da estrada.
E tal como escreveu o Rui Silva na quinta-feira passada, a via agora inaugurada esquece os desafios contemporâneos, não há espaço para peões nem ciclistas na ligação entre o Cabo Mondego e a Murtinheira/Quiaios. A mobilidade suave continua a ser o parente pobre do investimento municipal, migalhas do orçamento para melhorar os acessos pedonais.
O advento da bicicleta elétrica permite que as subidas sejam vencidas facilmente, mesmo por quem já tem mais idade. E há outras soluções. O desafio é pensar fora da caixa, como levar as pessoas da Figueira à Murtinheira sem usar o carro. Mas, na Figueira o centro gravítico do pensamento continua a ser o carro.
Exemplos são muitos: milhões de Euros para um parque subterrâneo junto ao Mercado Municipal que mostra a incapacidade para gerir o trânsito. Ou seja, a má gestão quotidiana empurra o decisor para soluções muito caras e ineficientes e por isso, somos um país estruturalmente atrasado no âmbito da mobilidade.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.