Góis abre Balcão SNS 24 na freguesia de Alvares para facilitar acesso à saúde

Posted by

O município de Góis inaugurou hoje, na freguesia de Alvares, o primeiro Balcão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 24 no concelho, que vai facilitar o acesso da população a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde.

Para o presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, a distância de cerca de 22 quilómetros que separa a freguesia de Alvares da sede do concelho, “apresenta-se como um grande constrangimento ao direito de acesso a cuidados de saúde, realidade que não é indiferente a ninguém”.

Em comunicado, o município de Góis, no interior do distrito de Coimbra, salienta que “foi um importante mediador para que esta realidade viesse a ser possível, na medida em que procura, diariamente, encontrar soluções que possam proporcionar a melhoria substancial da qualidade de vida dos goienses e de todos quantos escolhem o nosso concelho para viver”.

Esta iniciativa resulta da parceria entre o Município de Góis, a Junta de Freguesia de Alvares, a Administração Regional de Saúde do Centro, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

Os Balcões SNS 24 encontram-se disponíveis a qualquer pessoa, no entanto são mais procurados por utentes com reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, à Internet ou que não apresentem condições para aceder remotamente aos serviços do SNS.

Através do Balcão SNS 24, é possível marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar os resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, entre outros serviços digitais de saúde.

“Promover a inclusão digital e social dos cidadãos é uma das vantagens dos balcões SNS 24 que, com a ação de mediadores digitais, e de forma segura, eficiente e próxima, contribuem para reduzir as desigualdades em literacia digital em saúde e promovem o acesso remoto aos serviços digitais do SNS”, sublinha a autarquia de Góis.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.