Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro em perigo máximo de incêndio

Posted by
Spread the love

Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro do país estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos que estão sob este alerta do IPMA localizam-se nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra, de acordo com a informação publicada no ‘site’ do instituto.

No distrito de Coimbra estão em risco máximo os concelhos de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural mais de 60 municípios dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) são os casos de Arganil, Lousã, Miranda do Corvo, Mortágua, Penacova, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, a poder persistir em alguns locais, e no interior Norte durante a tarde. O vento vai soprar fraco e as temperaturas não terão alteração significativa.

As temperaturas as mínimas vão oscilar entre os 23 graus Celsius (Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Évora e Beja) e os 21º em Bragança e as máximas entre os 21º (Viana do Castelo e Porto) 36º (Bragança e Castelo Branco).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.