A “Enforca cães” é uma alternativa à EN109?

Posted by
Spread the love

Não. A há muito ansiada requalificação da Estrada “Enforca Cães”, que liga Buarcos e a Murtinheira (Quiaios) através do Cabo Mondego, permite sobretudo que voltássemos a usufruir da belíssima e tranquilizante sensação de comunhão com a natureza que a serra da Boa Viagem e o Oceano Atlântico nos proporcionam.
De facto, esta Estrada, pela área em que está inserida e pela sua tipologia, não pode jamais ser uma alternativa à Nacional 109, ou da Costa de Prata, a qual, por sua vez, também já não devia estar a ser alternativa à Autoestrada A17, ou do Litoral Centro, mas continua a sê-lo, perigosa e poluentemente, devido a uma errada política de mobilidade, externa e interna ao concelho, neste caso inexistente.
Já agora, vale a pena lembrar, em primeiro lugar, o lamentável atraso na colocação de um piso decente na EN 109, no troço que atravessa todo o concelho da Figueira, apesar de, no sítio da Infraestruturas de Portugal, se ler que “foram finalizados os trabalhos de beneficiação e melhoria das condições de segurança da EN109, num troço com cerca de 15,5 quilómetros entre Figueira da Foz e Pombal”.
Mas, também, a necessária construção da variante de Quiaios e as consequentes obras de requalificação da rua Direita, empreitadas há muito necessárias e prometidas e que, certamente, muito contribuirão para o desenvolvimento harmonioso do concelho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.