Único aluno a fazer exame nacional de Física e Química coloca escola de Pampilhosa da Serra no topo do ranking

Num ano em que mais de metade (65,1%) das escolas secundárias tiveram média negativa no exame nacional de Física e Química, houve uma que se destacou entre todas: na Pampilhosa da Serra, na Escola Básica e Secundária Escalada, Lucas Costa – o único aluno a ir a exame – conseguiu 17,5 valores. Foi o que bastou para a escola pública estar no topo do ranking nacional elaborado pela Lusa, a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, relativos aos exames de Física e Química do ano letivo 2020/2021.
Lucas, de 18 anos, é natural de Aldeia Cimeira, um lugar que fica a cerca de 10 minutos de autocarro da escola. Na sua turma apenas cinco colegas optaram pela área de Ciências –, mas só ele se propôs a exame de Física e Química, prova de que necessitava para, juntamente com Matemática, poder concorrer ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade de Coimbra.
“Os professores dizem que sou bom aluno, mas nesta disciplina foi muito importante todo o apoio que tive. Era muita matéria e só consegui este resultado graças à ajuda da minha professora [Marta Rovira] e às aulas suplementares dadas pela escola”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Ser engenheiro
“inspirado” pelo pai
É o mais novo de quatro irmãos e filho de uma doméstica com o 5.º ano de escolaridade, e de um construtor civil, com o 6.º ano. “Apesar de eles muitas vezes não terem tido a possibilidade de me explicar algumas matérias, sempre me apoiaram em tudo”, realçou. Houve, porém, uma motivação maior: “O meu pai sempre quis ser mecânico e nunca conseguiu. A minha grande motivação foi cumprir o sonho dele, que também é meu”, contou.
Já não é a primeira vez que aquela escola, localizada na vila serrana, surge no topo do ranking. No ano passado, a Escola Básica e Secundária Escalada foi a melhor em Matemática – o único aluno que foi a exame obteve 19,8 valores.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.