Penacova assegura transporte escolar gratuito no próximo ano letivo

Posted by

A Câmara Municipal de Penacova, no distrito de Coimbra, vai disponibilizar no ano letivo 2022/2023 transporte escolar gratuito para crianças e jovens desde o pré-escolar até ao ensino secundário da rede pública do concelho.

A decisão foi aprovada na última reunião de executivo e prevê “a gratuitidade do serviço para todas as crianças e jovens que frequentem a educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário da rede pública do concelho”, referiu o Município de Penacova, numa nota de impressa enviada à agência Lusa.

A novidade em relação aos anos anteriores prende-se com a “gratuitidade do serviço no ensino secundário, que até agora era comparticipado em apenas 50%, sendo a outra metade um encargo para as famílias dos alunos”.

“A partir de agora, irão beneficiar deste transporte escolar todos os alunos, desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade, sendo o pagamento integral do transporte assegurado pela Câmara de Penacova”, lê-se na mesma nota.

Trata-se de uma “medida ponderada, que, no âmbito das competências municipais, tinha de ser tomada”, disse, citado na nota de imprensa, o vereador com o pelouro da Educação, Carlos Sousa.

“Sendo a educação um dos eixos prioritários para a nossa sociedade, nós, executivo, continuamos empenhados em prestar o máximo de apoio e proximidade às famílias e uma promoção de igualdade no acesso ao ensino, de forma a combater o abandono e insucesso escolar”, sublinhou.

De acordo com o vereador, a iniciativa é “uma aposta da autarquia para apoiar as famílias, promover a igualdade no acesso à educação, atenuar as desigualdades sociais e a autonomia do aluno”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.