Pampilhosa da Serra é um dos 12 concelhos que passam a ter cartório notarial

Posted by

Pampilhosa da Serra vai passar a ter cartório notarial. A Ordem dos Notários anunciou  o alargamento da rede de notários a 27 localidades, incluindo 12 concelhos onde este serviço ainda não existia – de que este município da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é um exemplo – estando a atribuição de licenças para a abertura de novos cartórios agendada para amanhã, segunda-feira.

“A rede de cartórios notariais, que conta já com 450 cartórios no continente e ilhas, será alargada a 27 localidades, 12 das quais no interior e ilhas, onde não existem cartórios, permitindo a estas populações, muitas vezes esquecidas, o acesso a serviços sem a necessidade de se deslocarem a outras localidades”, adianta um comunicado da Ordem dos Notários hoje divulgado.

Os outros concelhos de baixa densidade que serão agora contemplados são Mêda, Mora, Ribeira Grande, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Franca do Campo, Sardoal, Almodôvar, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Paiva, Cuba e Mação. Poderão, assim, passar a ver facilitados os pedidos de certificados, procurações e reconhecimentos de assinaturas e aceder a novos serviços, como o arquivo eletrónico nacional de escrituras.

“Segundo a Ordem dos Notários, mais de um milhão de pessoas são atendidas por ano nos cartórios notariais que prestam aos cidadãos serviços públicos essenciais”, refere o comunicado. A nota adianta que “a atribuição de licenças ” será amanhã de manhã na sede da Ordem dos Notários, estando prevista a presença do secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.