Opinião: Vive la Belgique

Posted by

Hoje é o Dia da Bélgica, feriado nacional, celebrado desde 1831. A data marca o aniversário da investidura do rei Leopoldo I, o primeiro monarca do país.
Apesar de haver referências ao povo belga há mais de dois mil anos, a verdade é que o país é independente há relativamente pouco tempo.
A titulo de curiosidade, Júlio César refere-se já desta forma aos belgas no seu livro sobre a guerra das Gálias: “Horum omnium fortissimi sunt Belgae” – de entre todos (os povos da Gália), os mais bravos são os belgas.
No entanto, ao longo dos séculos a Bélgica foi sempre uma parte de um conjunto mais vasto de estados, conquistando a sua independência apenas em 1830.
Este ano, depois de 2 marcados pela pandemia, o país assinala a data com o regresso do grande público às várias iniciativas que decorrem desde ontem.
A mais típica e popular decorreu na noite passada: o baile nacional. Marcante para quem assiste pela primeira vez, reúne numa enorme praça milhares de pessoas, que festejam com concertos, cortejos, animações e outros espectáculos. Algo verdadeiramente tradicional!
Hoje a população sai à rua para um enorme desfile militar e civil, organizado numa larga extensão de Bruxelas. A cidade enche-se de pessoas com bandeiras nacionais, com muita animação espalhada pelas ruas.
O parque do Cinquentenário recebe uma série de concertos ao cair do dia, que culmina com um espectáculo de fogo de artifício.
Vive la Belgique!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.