Opinião: Buarcos deve voltar a ter posto de turismo?

Posted by

SIM
A descentralização de serviços ligados ao turismo faz todo o sentido num concelho com tão amplo território e sobretudo com uma oferta turística tão variada.
Para além dos tradicionais postos de turismo, baseados no formato de loja de atendimento, existem outras formas mais simples e eficientes para prestar um bom serviço aos turistas, com postos móveis de grande proximidade, de carácter temporário, muito mais eficientes em concelhos com turismo sazonal, como a Figueira. Este é um formato que se pode adaptar facilmente a estratégias de descentralização do turismo, como seria o caso de Buarcos.
Outro exemplo interessante, que relembro dos tempos em que estudei na Europa Central, era o de um posto de turismo instalado logo à saída da autoestrada. Recordo-me em especial de Baden-Baden uma cidade termal, com oferta turística muito variada.
Antes de entrar na cidade e contribuir para complicar a circulação, o turista tinha um parque de estacionamento junto a um posto de turismo onde recebia logo informação de como circular na cidade de uma forma mais eficiente e mais barata, utilizando transportes públicos ou o sistema de bicicletas local.
A informação providenciada promovia também a descentralização da oferta turística para além das termas, promovia também a riquíssima oferta cultural e a promoção dos trilhos nas montanhas circundantes, bem como a gastronomia, a cerveja e o vinho de produção local.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.