Opinião: A cidade necessita de um novo hospital?

Posted by

Sim
mas num horizonte temporal de 10 anos a 15 anos, permitindo tempo suficiente para estudar com a maturidade um novo edifício desde a sua localização até às valências a implementar.
Por enquanto, o Hospital Distrital da Figueira da Foz está localizado numa zona quase idílica, junto a uma paisagem oceânica, exposto à brisa marítima. Um local perfeito para quem precisa de repouso e de cuidados.
O estacionamento e os acessos são bem mais desanuviados do que os dos restantes hospitais do distrito. Mas a pandemia expôs as carências do atual edifício, que vão desde a dimensão das enfermarias até à dificuldade de implementar novas casas de banho, por exemplo.
O hospital precisa de uma unidade de cuidados intensivos com uma equipa especializada capaz de assegurar o serviço em regime permanente. Durante a pandemia, os pacientes Covid com necessidade de ventilação intensiva tiveram que ser transferidos para Coimbra.
Mas tão ou mais importante que um novo edifício é fundamental erradicar a precariedade e o excesso de carga horária de trabalho entre os profissionais de saúde. Dar-lhes condições para trabalharem no serviço público com dignidade e remunerações justas. É o mínimo que que se deve exigir, pelos nossos profissionais de saúde mas também pela qualidade dos serviços hospitalare

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.