Oliveira do Hospital quer “mais gente” na produção de queijos DOP

Posted by
Spread the love

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, defendeu hoje que o setor da produção de queijos DOP precisa de ser reforçado, com mais pastores, mais queijeiros e incentivos.

“Temos novas ambições, mas para isso precisamos de novos pastores, novos queijeiros. Precisamos de mais gente nesta atividade”, sustentou.

Na sua intervenção na entrega dos Prémios “Vale Pastor”, onde foram atribuídos oito vales de cinco mil euros a empreendedores das Regiões DOP da Serra da Estrela e da Beira Baixa, no valor total de 40 mil euros, José Francisco Rolo apontou que este é “um setor de futuro”.

“Temos de acreditar, temos de incentivar e ter pessoas. Sim, este é um setor de futuro e para haver um futuro sustentável temos de manter as atividades agropastoris vivas, ativas e a produzir no terreno, a gerar valor acrescentado”, sublinhou.

O autarca destacou a importância desta fileira, que “incorpora enorme riqueza para a região Centro”, e que tem mercados a conquistar, mas que vai muito além da sua dimensão produtiva.

“Cada rebanho, cada pastor, é um fator de proteção do território, cada ovil no território é um vigilante da natureza, um ponto de deteção de qualquer ignição. Cada pasto é um ponto de defesa e de proteção civil”, acrescentou.

Nesta ocasião, José Francisco Rolo agradeceu também a todos aqueles que trabalham diariamente nesta fileira.

“São tão empresários, empenhados e criativos estes pequenos empresários agrícolas, como os que são criadores de aplicações tecnológicas e digitais. São os nossos ‘Steves Jobs’ da inovação territorial no mundo rural”, destacou.

Sobre o “Programa de valorização da fileira do queijo DOP na Região Centro”, o autarca realçou a sua importância “na articulação com o turismo, com a estrutura das rotas de visitação e aumento do tempo de permanência dos turistas e dos visitantes”.

“Associar a produção de queijo à visitação, a pontos de visitação, são de grande relevo”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.