Morreu Maria de Lourdes Modesto, aos 92 anos

A notícia foi avançada por Fátima Moura, escritora ligada à gastronomia e amiga da escritora, no Facebook. “Perdemos uma pessoa muito importante para a cozinha portuguesa e para a nossa cultura: faleceu Maria de Lourdes Modesto. Eu perdi uma grande amiga. Não tenho mais palavras do que estas”, escreveu Fátima Moura, autora do blogue Conversas à Mesa.

Chegou à proeminência nacional na década de 60 do século XX quando apresentou um mítico programa na RTP. Durante anos aceitou receitas de milhares de portugueses que gostavam de ver a sua tradição gastronómica ser apresentada na televisão (e desse modo preservada). Maria de Lourdes Modesto era então uma jovem apresentadora de 30 anos que cativava com um sorriso e o seu à vontade perante as câmaras de televisão.

Maria de Loures Modesto nasceu em Beja, a 1 de junho de 1930, mas veio para Lisboa ainda antes de completar 20 anos para frequentar o curso de Economia Doméstica. Daí foi ensinar esta disciplina para o Liceu Francês. Daí para a RTP foi um “pulo”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.