Comunidade da Beira Baixa e Universidade de Coimbra unem-se para valorizar população

Posted by
Spread the love

DR

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) assinou hoje um protocolo com a Universidade de Coimbra (UC) que visa o desenvolvimento de projetos para aumentar as competências de adultos e potenciar a transição dos jovens para o ensino superior.

“A CIMBB, que congrega seis municípios, tem como objetivo o planeamento e a gestão estratégica destes territórios. Orgulhamo-nos de estabelecer esta parceria com a Universidade de Coimbra, reconhecida pela sua excelência. O protocolo traduz-se muito naquilo que é a valorização das pessoas. Estamos certos de que atingiremos os objetivos propostos que passam pela valorização da população”, afirmou o presidente da CIMBB, João Lobo.

O protocolo de colaboração assinado com a UC no âmbito do projeto Living the Future Academy está focado no desenvolvimento de atividades e projetos conjuntos, cujo objetivo é o aumento das competências das populações e potenciar a transição dos jovens para o ensino superior.

A candidatura foi proposta por um consórcio liderado pela UC e que congrega ainda os institutos politécnicos de Viseu e da Guarda, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Universidade dos Açores.

O projeto para desenvolver em quatro anos tem uma dotação financeira de 16,5 milhões de euros, sendo que 45% deste valor é destinado aos programas Impulso Jovens STEAM e 55% da verba para o Incentivo Adultos.

“Temos no nosso projeto uma intenção de ter uma presença territorial na região Centro. Estão já envolvidas seis CIM e cerca de 80 municípios no projeto”, explicou o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Este responsável sublinhou que o projeto liderado pela UC é o segundo em termos de financiamento, só sendo superado pela Universidade de Lisboa.

“A nossa missão é olhar para a região e pela qualificação dos jovens e adultos do Centro. Daí a nossa associação às CIM. Basicamente, temos toda a região Centro connosco”, salientou.

Já a vice-reitora da UC Cristina Albuquerque realçou que este projeto “não pode ser só um conjunto de cursos ad-hoc. É importante também criar raízes e lançar as bases para um processo de desenvolvimento mais contínuo e que se estenda além de 2026”.

Além da CIMBB, integram já o projeto as CIM Viseu Dão Lafões, Coimbra, Oeste, Médio Tejo e Beiras e Serra da Estrela, faltando apenas Leiria e Aveiro.

A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.