Cantanhede distingue personalidades e funcionários no feriado municipal

Posted by
Spread the love

DR

A Câmara Municipal de Cantanhede homenageia várias personalidades, funcionários da autarquia e trabalhadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova-EM), na segunda-feira, no Dia do Município.

“O que pretendemos com esta cerimónia é acentuar o seu caráter emblemático, projetando nela as dinâmicas socioculturais e económicas que se desenrolam no concelho, sobretudo a dimensão coletiva que emerge do conjunto das realizações e das conquistas das pessoas e das organizações”, disse à agência Lusa a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

“Um dos pontos altos será a homenagem a pessoas e instituições que se distinguiram por realizações relevantes em diferentes domínios”, frisou.

A celebração do Dia do Município acontece na segunda-feira, em frente ao edifício dos Paços de Concelho da Câmara de Cantanhede, no distrito de Coimbra, pelas 10:00.

As comemorações começam com o hino nacional tocado pelas Banda Filarmónica dos Covões, seguido da entrega do Prémio Lima de Faria à aluna Ana Rita Leal Martins, já que foi a aluna do concelho com melhor média de conclusão do ensino secundário.

Seguidamente, prossegue a entrega das bolsas de inovação científica Professor Doutor António Lima-de-Faria.

O Município de Cantanhede vai homenagear, na segunda-feira, os funcionários da autarquia e da Inova-EM que completaram 25 anos de serviços em funções públicas, bem como uma homenagem aos funcionários que se aposentaram no último ano.

As associações do concelho que em 2022 completam 25 anos, 50 ou 75 anos de atividade vão ser também homenageadas neste dia.

O Município vai ainda distinguir pessoas e entidades do concelho de Cantanhede.

Na área das empresas será homenageada a José Aniceto & Irmão e na área do desporto e competição Vasco Vaz.

Será ainda distinguido Amílcar Falcão na área de Investigação/empreendedorismo/Ciência e o escritor/poeta António Canteiro (pseudónimo literário de João Cruz), na área da cultura/literatura/criação.

A sessão conta com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, João Moura, do presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão, da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e ainda a intervenção do Secretário de Estado da Administração local e Ordenamento do território, Carlos Miguel.

As comemorações encerram com um interlúdio musical e com o hino de Cantanhede, cantado pelo Cantemus e tocado pela Banda Filarmónica dos Covões.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.