Opinião: “O digital e o emprego de sonho”

Posted by

Há mais de 10 anos ouvi o Miguel Gonçalves (MG) – conhecido recrutador de talentos, fundador da Spark Agency e da Magma Studio na área de Employer Branding – numa conferência na minha Escola. Perguntou-nos “qual é o seu emprego de sonho?”. Alguém disse “fotógrafa na National Geographic”, “escritora (re)conhecida”, “trabalhar na Google”… A cada um ele disse “então porque é que não és?” “O que é que fizeste pelo teu sonho?”. Sim! O que é que falta para estarmos dentro do nosso sonho? As pessoas riram e devem ter pensado como é que iam conseguir atingir tal coisa… Porém, pensarmos no que queremos fazer/ser e chamarmos a “sonho” a algo que queremos verdadeiramente que aconteça torna-o praticamente impossível . Rodearmo-nos de pessoas que nos digam “para quê?”, “não gostas de estar aqui?” ou “o que é que te falta?” deixando que todas as inseguranças se apoderem de nós, também não é o caminho.
A verdade é que o trabalho de sonho já não é tão intangível (nem assustador?) como era, já não precisa de estar geograficamente perto porque o mundo cada vez mais digital transformou em algo bem real o nosso sonho de trabalhar noutra geografia, vivendo no mesmo sítio, desde que nos permitam trabalho remoto e que dominemos a tecnologia. Dominar a tecnologia será fundamental para 90% dos empregos em 2030. Faltam menos de 8 anos…
Quando uma das participantes disse que queria ser fotógrafa na National Geographic, o MG perguntou: “onde estão as tuas fotos? Onde as divulgaste? Continua a tentar, se tiveres talento é bem provável que a National Geographic te contrate!” Uau! Isso é extraordinário em termos motivacionais! Tal como me lembro desta palestra 10 anos depois, tenho esperança que cada um dos participantes se tenha sentido muito mais poderoso depois daquela experiência. Cada um de nós pode depender apenas do seu talento, seja ele qual for (fazer fotos, cozinhar pratos vegetarianos, bricolage e arrumações, relatos de viagens, universo fitness, explicar o que quer que seja a outras pessoas…), e usar um site, uma rede social ou outro canal para dar a conhecer esse trabalho. Quantos de nós conhecemos pessoas que mudaram completamente as suas vidas desta forma? Com os novos modelos de trabalho podemos chegar a milhares/milhões, estar praticamente em qualquer empresa e o mercado de trabalho está a fervilhar destas oportunidades.
Qual é o seu talento? Não desista dele, inspire-se e seja inspirador! Tenha um plano, aprenda mais, tenha confiança, reinvente-se, reconverta-se – se for preciso – e não tenha medo de falhar. Ainda temos algum peso da cultura latina da discriminação das pessoas por falharem: só não falha quem não tenta. O que é que prefere? Não espere demasiado… não se recupera o tempo perdido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.