Opinião – A zona ribeirinha, entre o “parque das Gaivotas” e a praça da Europa, devia ter bares, restaurantes e esplanadas?

Posted by

SIM
A ideia de potenciar toda a zona acima indicada viria beneficiar, e muito, a frente de rio.
É um modelo experimentado noutros municípios com resultados bastante relevantes. Vejam-se os exemplos de Lisboa ou da Foz no Porto. Por mim, iria mais longe contemplando para ali, além de bares, restaurantes e esplanadas, outro tipo de serviços e comércio.
Defendo que se devem ali criar zonas de lazer, com sombras e vegetação, vários parques infantis e parques com equipamento para exercício físico. O modelo poderia, aliás, ser extensível a parte do areal da praia da Figueira, mitigando um pouco a imagem agora existente.
A marina da Figueira da Foz deve ter capacidade para “chamar” novos visitantes, mais visitantes e criando este modelo na beira rio, esse target de turistas verá, nessa beira rio um cartão de visita importantíssimo. Alavancar mais hotelaria, comércio distintivo e serviços criará, por outro lado mais postos de trabalho e trará, por “arrasto” mais movimento à baixa da cidade, dissipando assim alguma sensação de falta de segurança que se possa sentir naquela zona.
É um modelo com tudo para funcionar, se bem pensado e executado porque se for para fazer obra à moda de rampas que para nada servem e acessos rodoviários que só atrapalham, então vale mais a pena estar quieto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.