Opinião: “A zona ribeirinha, entre o “parque das Gaivotas” e a praça da Europa, devia ter bares, restaurantes e esplanadas?”

Posted by

SIM

a zona ribeirinha poderia ter maior animação, desde logo providenciando mais espaço de esplanadas aos restaurantes, bares e cafés que já ali existem. A Covid ainda não nos deixou, sendo indubitavelmente mais salutar promover espaços de socialização ao ar livre, sobretudo quando a meteorologia o permite.
Mais do que imaginar a zona ribeirinha pejada de bares, poderíamos tornar aquela zona mais aprazível, implementando mais vegetação, mais sombra, favorecendo espaços de merenda e convívio e oferecendo mais espaço aos peões e às bicicletas.
Aquela ideia aparentemente bizarra relembrada recentemente pelo João Vaz de fechar avenidas à circulação, que tão bem tem funcionado em toda a Europa, nem que fosse a título parcial (fins de tarde, noites e fins de semana) poderia dar fôlego aos comerciantes esmagados pelo modelo da Figueira dos Hipermercados.
Defendo também a descentralização destas medidas. Curiosamente, associações de moradores de outras partes do concelho, como a Associação de Moradores da Praia Leirosa já reclamam este tipo de soluções nos seus manifestos associativos. Justamente, aqui a ideia de fechar ruas centrais ou estradas junto ao mar é poder oferecer aos proprietários dos estabelecimentos a possibilidade projetar as suas esplanadas para a via pública, oferecendo mais espaço aos peões e favorecendo o florescimento de mais estabelecimentos similares ou complementares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.