Opinião: “A Feira das Freguesias é o grande evento gastronómico de que a cidade necessita?”

Posted by

Não! A Figueira precisa de um evento gastronómico que se diferencie de qualquer outro existente. A Feira das Freguesias é hoje incontornável como importante montra da cultura gastronómica do concelho em que as tradições de cada local são evidenciadas com orgulho. Só que ainda está demasiado centrado no público residente.
É preciso criar um evento que se torne único e atraia também gente de fora, muita gente de fora, nacionais e estrangeiros. A cidade começou a desenvolver-se pelo e por causa do rio, cresceu e alargou-se para o mar.
Estrategicamente, o grande evento gastronómico devia promover isso mesmo, porque à volta de uma gastronomia centrada no peixe, existe um conjunto de outros produtos alimentares e manifestações culturais que, bem trabalhados, poderiam transformar- se num prato bem atrativo para servir a partir da Figueira.
Porque não juntar num grande evento fora da época alta, os ditos “festival” das caldeiradas, do bacalhau, da sardinha e outros que há, mas que os restaurantes têm de trazer para a rua, criando dimensão e visibilidade, num espaço próprio, onde a oferta seja variada, animada por um conjunto de atividades paralelas demonstrativas das fortes marcas culturais que o rio e o mar foram deixando no concelho até aos dias de hoje. Um festival gastronómico onde cada figueirense se encontre com as suas raízes e cada visitante o leve como espelho desta terra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.