Opinião: “A Feira das Freguesias é o grande evento gastronómico de que a cidade necessita?”

Posted by
Spread the love

Não Apesar de a Feira das Freguesias ser um certame muito simpático onde se podem provar algumas das especialidades locais, creio que a sua vocação não deve estar centrada apenas na gastronomia. Para além da gastronomia, a Feira deve promover a descoberta das freguesias e promover a convivialidade entre visitantes e fregueses.
Deve sobretudo convidar o visitante a conhecer a freguesia e descobrir os locais onde se servem as especialidades servidas e idealmente conhecer os lugares, as pessoas e as atividades associadas à produção dos produtos autóctones. Porém, é indubitavelmente uma excelente montra para a gastronomia de cada freguesia representada e deve continuar a ter esse papel.
Creio que a Figueira tem potencial para realizar um grande evento gastronómico anual nacional associado à produção local: produtos do mar, do rio, sal ou arroz. Dada a popularidade dos concursos de gastronomia, se a Figueira fosse a casa de um grande concurso nacional de cozinha do mar, por exemplo, associada a uma cadeia de televisão, creio que poderia ser uma montra privilegiada para mostrar o concelho e os seus produtos marinhos. Estou aqui a pensar alto, obviamente.
O grande evento gastronómico poderia também ter outra forma, ser uma espécie de campeonato nacional de cozinha do mar que se realizasse na Figueira. E aí estariam sob os holofotes nacionais os produtos e as especialidades das freguesias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.