“Enforca cães” concluída em meados do mês de julho

Posted by

A requalificação da Estrada “Enforca Cães”, que liga Buarcos e a Murtinheira (Quiaios) através do Cabo Mondego, deverá ficar concluída entre 15 e 20 de julho, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS o vereador Manuel Domingues. As obras de instalação de uma conduta de água, para abastecer o norte do concelho, a partir do sul, por seu lado, estão a andar mais depressa do que o previsto, avançou ainda o autarca do executivo camarário.
“As obras estão a andar a bom ritmo. Houve um prolongamento do prazo por causa da conduta de água, que se perspetivava que demoraria 40 dias a instalar. Sobretudo, para a abertura da vala”, afiançou Manuel Domingues. A vala tinha um prazo previsto de 25 dias, mas, revelou o autarca, “em dois dias e meio, foi aberta”. “Foi uma [boa] surpresa”, considerou.
Manuel Domingues ressalvou que “há pormenores das obras que tem de se ter atenção”. Nomeadamente, indicou, “a proteção da falésia, que terá de levar um equipamento de proteção das pedras”. Este, frisou, “é um trabalho mais técnico e moroso”, tendo em conta a segurança dos trabalhadores. Os trabalhos estão a ser monitorizados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, incluindo a instalação da conduta de água.

Acordo entre autarquia e ICNF
Entretanto, Manuel Domingues afirmou que os cerca de quatro quilómetros de estrada florestal na zona de Quiaios que não foram abrangidos pela colocação do asfalto, pela EDP Renováveis, ao abrigo das contrapartidas da instalação de aerogeradores na Tocha, serão beneficiados pela Câmara da Figueira da Foz. Ainda este ano, será feita uma intervenção minimalista, pelo município figueirense. Em 2023, a via será asfaltada.
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, propôs ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a conclusão do asfaltamento da via, mas o organismo do Estado, segundo o vereador Manuel Domingues, “não tem capacidade financeira”. Por isso, o município figueirense vai fazer, brevemente, “um arranjo mínimo, para permitir a circulação de veículos, sobretudo bicicletas”. No próximo ano, garantiu Manuel Domingues, a autarquia fará uma “intervenção de fundo”.

Via aberta até ao mar
O acordo entre o executivo camarário e o ICNF para o asfaltamento da estrada florestal em Quiaios inclui a melhoria do acesso à Praia da Costinha. A Costinha situa-se entre as praias de Quiaios e da Tocha, a segunda no Município de Cantanhede. O único acesso ao mar é feito através de um estradão florestal sobre as dunas que só viaturas todo-terreno podem percorrer. | Jot’Alves

 

(Ler reportagem completa na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS em 22/06/2022)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.