Vinhos do Dão no Curso de Escanção da EHTC

Posted by

Aperfeiçoar a arte de harmonização dos vinhos com a ementa gastronómica foi o objetivo de uma aula prática que teve lugar esta semana na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra EHTC).

Foi uma sessão de trabalho, mas também um passeio de sabores, atendendo à qualidade dos produtos servidos à mesa deste “almoço vínico”. Tratou-se de um evento reservado a alunos e formadores da edição 2022 do Curso de Escanção que está a decorrer na EHTC, formação que já tem mais de uma década de existência, em parceria com a Associação de Escanções de Portugal.

O diretor da Escola de Hotelaria e Turismo, José Luís Marques, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que o curso “representa uma qualificação importante dos profissionais, com benefício próprio e para o setor empresarial, porque fazer a diferença na venda, seleção e serviço de vinhos”.

O responsável garante que a escola faz “uma aposta forte neste tipo de cursos, num reconhecimento dos formandos e das empresas, que fazem um investimento financeiro com retorno”.

A decorrer de março a julho, das 15H00 às 18H30, o Curso de Escanção afirma-se como uma formação de referência, que pode ser complementado pelo Curso Avançado de Escanção que deverá arrancar no próximo ano letivo.
O evento vínico teve lugar por proposta da empresa Global Wines/Casa de Santar, cujo enólogo é o premiado Osvaldo Amado, também formador do curso em questão.

José Luís Marques destacou a situação especial do evento agora realizado, onde se destacou o facto de ter sido a ementa a ser elaborada de acordo com os tipos de vinhos (todos eles premium do Dão), designadamente Espumante Touriga Nacional, Branco Reserva, Tinto TN Vinha dos Amores e Colheita Tardia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.