Opinião – Que imóvel propõe para o polo da Universidade de Coimbra?

Posted by

Na última sessão de Assembleia Municipal a propósito da eventual ocupação do Sítio das Artes pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o sr Presidente da Câmara, discordando dessa solução, manifestou preferir vir a ocupar o espaço com o polo da Universidade de Coimbra.
Perante vozes discordantes, aventou que sugerissem um local para a sua instalação. Brincadeira! Contudo, fiquei a pensar no assunto. Desde sempre que anseio pelo ensino superior público na cidade. O Sítio das Artes seria adequado, não fossem anteriores conversações entre o IEFP e recentes executivos camarários.
O processo não correu bem mas a formação profissional pode ser uma mais valia para o concelho. Foi com desagradável surpresa que passados dias vejo nos jornais que a decisão estava tomada – a Universidade iria instalar-se na Quinta das Olaias. A opinião que nos é solicitada parece assim ser extemporânea! Mas é sempre tempo de emendar a mão quando ela nos conduziu a soluções menos boas.
A Quinta das Olaias é um lugar lindíssimo, emblemático, com um espólio incrível, um espaço que merece ser visitado e objecto de fruição pública. Lembro-me do que aconteceu no Paço de Maiorca quando peças valiosas propriedade do município sumiram! Lembrança ruim! Uma localização esplêndida seria o Ninho dos Passarinhos. Precisa de intervenção, é certo, mas não merece continuar a degradar-se e é espaço público.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.