Opinião: Que imóvel propõe para o polo da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz?

Posted by
Spread the love

SIM

Há vários imóveis na Figueira que podem servir para albergar o polo da Universidade de Coimbra. Qual deles é melhor? Não sei. É necessário estudar e ponderar que tipo de espaços são exigidos pela Universidade.

Sei que a sua localização deve ser central, junto da zona da baixa comercial ou do Bairro Novo, para que haja mais movimento, em particular jovens.

O edifício e a zona onde esteja inserido deverá permitir que os estudantes consigam integrar-se na cidade, disfrutando daquilo que a Figueira tem para oferecer. E mais importante, a cidade deverá fazer um esforço para acolher os estudantes, investigadores e professores, desde logo, proporcionando facilidades na procura e garantia de alojamento digno a preços decentes, em regime de aluguer.

Este é um bem escasso na Figueira, apesar dos milhares de apartamentos e casas devolutos, abandonados e em ruína que constituem uma perda económica séria, que nem o IMI consegue mobilizar para o mercado de arrendamento.

Desconheço se os dois prédios com seis pisos casa e 24 apartamentos na Av. Joaquim de Carvalho, junto à PSP, construídos na década de 80, e pertença do Estado Português, já estão reabilitados, tal como anunciado em 2019, ou continuam a degradar-se? Seria uma zona com potencial para um mini Campus Universitário e alojamento temporário para quem trabalha do outro do rio no Laboratório MAREFOZ.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.