Opinião: Que imóvel propõe para o polo da Universidade de Coimbra?

Posted by
Spread the love

O pouco que sei sobre o assunto é suficiente para não sugerir imóvel algum. A escolha deve ser técnica e rigorosa. Sabemos apenas que o Reitor da Universidade de Coimbra (UC) pretende que sejam lecionadas licenciaturas, mestrados ou doutoramentos nos domínios da economia azul, do ambiente e do turismo.
Qualquer um destes temas exige mais do que salas de aulas, mais do que mesas e cadeiras, exige condições condignas para desenvolver trabalhos práticos em infraestruturas com espaços dedicados que não poderão ser os mesmos para uma licenciatura em turismo ou para uma licenciatura na área do ambiente.
Ademais, se há vontade de lecionar mestrados e doutoramentos, a exigência de espaços equipados com infraestruturas técnicas aumenta de nível e de custos. Seria mau tentar fazer regressar o ensino superior à Figueira oferecendo edifícios sem condições gorando as expetativas dos alunos, sobretudo no primeiro ciclo do ensino superior, a licenciatura, que depende muito do número de alunos inscritos
Na margem sul já temos delegações de centros de investigação nalgumas destas áreas, como o MARE da UC, onde trabalham alunos de mestrados e doutoramento, sem compromisso de aulas. Tendo em conta os bons passos que ali foram dados, julgo que seria mais avisado começar por ampliar esta aposta e ir trazendo investigação e ensino à medida que o trabalho ali realizado se for consolidando.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.