Opinião: “Pastéis de Nata pelo Mundo”

Posted by

Estou certo de que na lista do que os Portugueses pelo mundo têm mais saudades, a nossa gastronomia vem no topo. E também estou certo que só de pensar em Pastéis de Nata, dourados, estaladiços e acabados de fazer, com aquele cheirinho característico, deixam a maioria de água na boca. A mim, certamente, que sou um devorador de Pastéis de Nata e faço questão de prová-los de norte a sul do país, do litoral à fronteira.
Chegado a Sydney, comecei a procurar o que se vende cá vindo de Portugal, por saudades ao pastel de nata. E descobri que temos um Little Portugal (Petersham) com uma grande comunidade Portuguesa, onde conseguimos falar Português e encontrar um pouco de tudo, de origem portuguesa, incluindo Pastéis de Nata na SweetBelem. Procurando e falando com algumas pessoas encontrei a TugaPasteries e a RoyalBakery em diferentes partes da cidade. Os 3 fazem pastéis de nata (e não só) ao nível dos melhores que já provei em Portugal, mas a AU$4.5 cada… Descobri que há portugueses a fazerem pastéis de nata em Melbourne e Brisbane (mil kms a sul e norte de Sydney) e que as “Portuguese Tarts” estão a ficar de tal maneira famosas, que o maior supermercado do país vende Natas – razoáveis, para um supermercado.
O que já foi chacota parece provar que temos muito para levar para fora. Já temos aqui em Sydney uma Conimbricense a aventurar-se no negócio do Padel. Pergunto-me: Será esse o novo Pastel de Nata? Que devem os Portugueses levar de Portugal (e Coimbra) para o Mundo?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.