Opinião – O Mundo em Davos

Posted by

Na semana passada realizou-se a segunda reunião transatlântica do Conselho de Comércio e Tecnologia, tendo os líderes da União Europeia e dos Estados Unidos da América acordado aprofundar as parcerias nas áreas de standards tecnológicos, ambiente e tecnologias limpas, melhoria das cadeias de fornecimento de matérias primas ou ao nível do incremento da segurança e competitividade em termos de novas tecnologias.
Também recentemente a Europa esteve presente na India e no Japão, acordando igualmente o estabelecimento de parcerias estratégicas com outros parceiros internacionais.
Esta semana, vários actores da cena política, económica ou financeira estão reunidos em Davos para analisar, debater e discutir o futuro da nossa economia e sociedade. Ao longo dos anos que o Fórum Económico Mundial organiza estes debates entre diversos actores, facilitando o estabelecimento de parcerias público-privadas, nomeadamente em áreas associadas ao bem comum e que contribuem para melhorar a nossa vida e bem estar.
Estar em Davos permite-nos assistir e participar em debates sobre possíveis regulações em torno de tecnologias emergentes, como definir novas acções para reduzir as alterações climáticas, que estratégias comuns devem ser seguidas para aumentar a nossa resiliência ou bem estar dos cidadãos.
Quer a nível local, nacional ou internacional, precisamos de mais parcerias, mais debates, mais interações entre entidades públicas e privadas a fim de melhor desenhar as futuras políticas públicas que resolvam os problemas da sociedade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.