Feira dos grelos em Mira regressa com mais espaço e mais ecológica

Posted by

A tradicional Feira dos Grelos da Região da Gândara, na aldeia de Carapelhos, no concelho de Mira, regressa nos dias 20, 21 e 22 de maio, mais ecológica e com espaço ampliado.

A 16.ª edição do evento regressa este ano junto à sede da Confraria Nabos e Companhia, com soluções mais ecológicas, deixando a utilização de louça descartável.

“Nós usávamos muito plástico descartável e vamos usar mais louça reutilizável. Mesmo os copos e tudo também vamos acabar com o plástico. Vamos usar sempre soluções reutilizáveis”, disse à agência Lusa, o grão-mestre da Confraria Nabos e Companhia, Nuno Janicas.

“Para nós, é importante mantermos ecologicamente a nossa aldeia saudável e darmos o exemplo”, sublinhou.

Depois de dois anos de ausência, devido à pandemia provocada pela covid-19, o certame deste ano decorre com um espaço “renovado e ampliado”, com mais área para mesas e para o próprio serviço de refeição.

“Normalmente o serviço era ‘self-service’ e desta vez vamos ter a possibilidade de serviço à mesa”, explicou.

O evento é organizado pela Confraria Nabos e Companhia, com o apoio da Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo a “divulgação dos grelos, a gastronomia da região gandaresa e a promoção turística da região”.

As refeições são todas preparadas pela confraria, que vai servir vários pratos da região da Gândara, todos eles acompanhados por grelos de nabo.

A organização propõe pratos de carne e peixe, como o pregado da praia com grelo da Gândara, rojões com grelos, vaca caída com grelo à vista ou galo ao grelo, entre outros.

Os produtos para a confeção dos pratos são de produtores daquela aldeia.

O certame conta ainda com concertos, pastelaria ao vivo, demonstração de patinagem artística, gelado de nabo e provas de vinho.

“É um momento alto da aldeia. Uma pequena aldeia do concelho de Mira recebe mais de dez mil visitantes, ou seja, a aldeia enche-se de pessoas, de alegria, de festa e movimento”, concluiu.

No evento estão ainda disponíveis, para venda, produtos locais, como, por exemplo, grelos de nabo.

O acesso ao recinto da feira é gratuito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.