CIM Região de Coimbra vai firmar acordo com APA para combater espécies invasoras

Posted by
Spread the love

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai estabelecer um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para criar brigadas de combate a espécies invasoras que afetam o território, como os jacintos de água ou as acácias.

“Esta era uma reivindicação que a CIM tinha há já algum tempo, tendo já feito alguns projetos para aquisição de equipamento para o combate aos jacintos de água e acácias, considerávamos que era preciso haver um combate contínuo e, para isso, precisávamos de recursos humanos e financiamento”, disse à agência Lusa o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Raul Almeida.

O protocolo, que deverá ser assinado em breve, prevê um investimento total de 185 mil euros, com um financiamento de 125 mil euros por parte da APA, através do Fundo Ambiental, explicou.

Para já, o projeto, que contempla a criação de duas brigadas, prevê um trabalho ao longo de 12 meses, mas a CIM quer que o apoio “passe depois a plurianual”.

“Este é um território bastante vasto, que tem problemas com a acácia, a vespa velutina [também conhecida como vespa asiática] e o jacinto de água. Já temos o equipamento, mas precisávamos de quem o operasse de forma contínua”, salientou Raul Almeida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.