Associação em Tábua cria escola de ciclismo

Posted by

A BTTÁBUA – Associação de Desportos de Natureza, em Tábua, criou uma escola de ciclismo, que conta com 15 alunos, entre os cinco e os 14 anos, que têm a “oportunidade de experienciar” a modalidade.

“Este projeto visa fundamentalmente uma aposta da nossa associação na formação desportiva e pessoal das crianças e jovens do nosso concelho”, disse à agência Lusa o responsável pela coordenação da escola de ciclismo, José Luís Nazaré.

Trata-se de uma iniciativa que pretende “proporcionar momentos de divertimento e de confraternização, reforçando sempre o espírito de grupo associado às aprendizagens das técnicas do ciclismo, nunca esquecendo os valores desportivos e cívicos”, sublinhou.

A associação promove um evento de BTT reconhecido a nível nacional: “Mas achou-se que era pouco e sentiu-se a necessidade de se dar um pouco mais ao concelho, à região e às crianças”.

O intuito desta iniciativa passa por dar aos participantes a “oportunidade de experienciar esta modalidade”, afirmou José Luís Nazaré.

O projeto está pensado há cerca de três anos e os primeiros contactos começaram em dezembro de 2021.

A escola de ciclismo iniciou a prática desportiva em janeiro, com 15 alunos, dos cinco aos 14 anos, que treinam duas vezes por semana, à sexta-feira e ao sábado, no Pavilhão Multiusos de Tábua.

As atividades a desenvolver são vocacionadas para o ensino do BTT e ciclismo de estrada.

A escola participou no encontro de escolas de BTT, no fim de semana, em Lousada, e tenciona participar “em todas as provas ou em aquelas que se desejar, quer a nível regional, quer a nível nacional”.

As provas a nível regional e nacional são promovidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo e Associações Regionais de Ciclismo.

José Luís Nazaré adiantou que, para além dos 15 alunos que já fazem parte da escola, existem mais 10 crianças do concelho de Tábua que têm interesse em participar nas atividades.

A intenção é na próxima época reorganizar a escola de modo a ter “mais treinadores” para “ter mais meninos”.

A mensalidade para integrar na escola custa cinco euros. O material de treino é fornecido pela escola e cabe aos pais comprarem a bicicleta e o equipamento de proteção.

A BTTÁBUA – Associação de Desportos de Natureza vai apresentar, no dia 14, pelas 16:00, a escola de ciclismo, na Biblioteca Municipal João Brandão, em Tábua.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.