Ucrânia: Um voluntário britânico morto e outro desaparecido – imprensa

Posted by

Um cidadão britânico morreu na Ucrânia e outro está desaparecido, ambos voluntários para lutar contra as forças russas no país, segundo a imprensa britânica.

“Podemos confirmar que um cidadão britânico foi morto na Ucrânia e oferecemos o nosso apoio à família. Fomos informados de que um outro cidadão britânico está desaparecido”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, acrescentando que o Ministério está “urgentemente à procura de mais informações” sobre o assunto.

Apesar de o ministério não ter fornecido mais pormenores sobre a identidade das duas pessoas e o que estavam a fazer na Ucrânia, vários meios de comunicação britânicos indicam que ambos estavam a lutar contra as forças russas como voluntários.

Pouco depois de a Rússia invadir o seu país em 24 de fevereiro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou à formação de uma “legião internacional” de voluntários estrangeiros para ajudar a defender a Ucrânia.

As autoridades britânicas aconselharam formalmente os seus cidadãos a não viajarem para o país para lutar, mas alguns foram para a frente de combate de qualquer forma.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.