Espaços religiosos das Terras da Chanfana acolhem concertos de música erudita

Posted by
Spread the love

 

Espaços religiosos dos concelhos de Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Lousã, no distrito de Coimbra, recebem este fim de semana concertos de música erudita, numa programação inserida na rede Terras da Chanfana.

Os concertos estão inseridos no projeto “Sons do Sagrado”, integrado na candidatura “Entre Deus e o Diabo – o Sagrado e o Profano” daquela rede cultural, tendo como propósito realizar concertos de música erudita em espaços religiosos, como igrejas e capelas dos três concelhos, disse à agência Lusa o coordenador da programação, Vítor Martelo.

Ao todo, serão realizados sete concertos por concelho, num total de 21 espetáculos.

“O nível de adesão tem sido bastante interessante, quer ao projeto no seu conjunto, quer a este em particular”, salientou.

O programa previsto para este fim de semana arranca na sexta-feira com o espetáculo musical “O Toque”, na Igreja Matriz da Lousã.

O concerto, com composição Eugénio Rodrigues e interpretação pela Nova Era Vocal Ensemble, dirigida pelo maestro João Barros, reflete a vivência em pandemia, baseando-se num excerto do poema “The Human Touch”, do poeta e médico americano Spencer Michael Free, referiu a organização.

No sábado, o Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, recebe um concerto de Pedro Caldeira Cabral, que irá tocar cítara portuguesa, e do contrabaixista inglês Duncan Fox.

O mesmo espetáculo irá posteriormente ter lugar também na Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares, no dia 25 de abril.

A rede cultural Terras da Chanfana é constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, sendo cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.