Acordo entre câmara e hospital de Cantanhede beneficia 250 utentes de IPSS

Posted by
Spread the love

O hospital de Cantanhede vai disponibilizar equipas para se deslocarem às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, para realizarem exames médicos, beneficiando cerca de 250 pessoas, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal.

Tendo em consideração a população que está internada e as necessidades das mesmas, “cerca de 250 pessoas são potenciais beneficiários deste programa”, disse hoje, à agência Lusa, a presidente do Conselho de Administração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC, em Cantanhede, Diana Breda.

O acordo de cooperação entre a Câmara e o Hospital João Crisóstomo envolve também 11 instituições IPSS deste município do distrito de Coimbra.

O HAJC vai disponibilizar meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) de proximidade, deslocando equipas para o efeito, evitando deslocações e o impacto negativo para o utente.

As equipas vão realizar “eletrocardiogramas, análises clínicas e ecografias e, para isso, temos um médico radiologista, uma técnica de análises clínicas e uma técnica de eletrocardiografia, que se deslocam semanalmente a vários locais”, de acordo com uma rota já definida, sublinhou.

Diana Breda deu o exemplo do exame eletrocardiograma, que, à partida, “parece uma coisa fácil”, no entanto, para um “idoso que está acamado é muito difícil deslocá-lo, mesmo para um exame muito simples como é este”.

Cabe à autarquia de Cantanhede assegurar a disponibilização de viatura e motorista e ainda os transportes necessários para garantir as deslocações dos profissionais do HAJC.

“Decidimos participar ativamente neste projeto, porque acreditamos que ele vai resultar numa importante mais-valia, no que diz respeito à monitorização regular das condições de saúde dos que estão em situação de maior vulnerabilidade a esse nível”, disse a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio.

“É uma solução integrada em que todas entidades envolvidas podem, muito justamente, sentir a satisfação de que estão a exercer as suas responsabilidades para com a comunidade”, frisou.

Diana Breda adiantou ainda que hoje foi realizada a primeira deslocação no âmbito deste protocolo.

“Hoje já nos deslocamos à primeira rota, que é a rota que inclui Vilamar e aquela zona geográfica de Cantanhede”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.