3,7 milhões para remodelar a rede de águas na Pampilhosa da Serra

Posted by

Empresa Intermunicipal do Ambiente do Pinhal Interior lançou hoje os concursos para duas empreitadas da rede de águas e de drenagem de águas residuais na Pampilhosa da Serra, num investimento total de 3,7 milhões de euros.

Os dois procedimentos foram publicados hoje em Diário da República e preveem uma empreitada de execução da rede pública de distribuição de águas e de drenagem de águas residuais na Amoreira e outra no Pessegueiro.

O total do investimento previsto pela Empresa Intermunicipal do Ambiente do Pinhal Interior (APIN) para as duas empreitadas é de cerca de 3,7 milhões de euros (ME), disse à agência Lusa aquela instituição.

As operações preveem a construção de “novas ETAR [estações de tratamento de águas residuais], a execução de novos sistemas elevatórios, a construção/implementação de estações elevatórias, a instalação de coletores gravíticos, novos ramais de ligação às novas ETAR e melhorias no tratamento de efluentes”, referiu a APIN.

Segundo a empresa intermunicipal, o objetivo destas duas empreitadas naquele concelho do interior do distrito de Coimbra passa por aumentar “a qualidade do serviço prestado pela APIN nestas áreas, tornar os sistemas mais eficientes, assegurar a proteção do ambiente em geral – das águas superficiais e costeiras em particular – dos efeitos nefastos das descargas das águas”.

A empreitada na Amoreira tem um custo previsto de 2,4 milhões de euros e prevê, entre outras ações, a redução da poluição urbana nas massas de água, “com especial enfoque no tratamento de águas residuais”, estando previstos 320 novos ramais de ligação à ETAR e a execução de seis sistemas elevatórios.

Já a intervenção no Pessegueiro, terá um custo de cerca de 1,25 milhões de euros, com objetivos iguais aos da empreitada prevista na Amoreira, esclareceu a APIN.

Nesta operação, será construído um sistema elevatório e a execução de 165 novos ramais com descarga na ETAR do Pessegueiro, que será construída no âmbito deste investimento, salientou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.