Voto presencial no círculo da Europa está a decorrer neste fim de semana

Posted by

O voto presencial dos portugueses residentes na Europa para a repetição das eleições legislativas termina hoje, domingo, com as urnas abertas entre as 08H00 e as 19H00 (hora local) nas embaixadas e consulados de Portugal.

Para esta modalidade de voto – que arrancou ontem, sábado – estão inscritos 400 eleitores, num universo total de 946.841 eleitores recenseados no círculo da Europa.

Em Bruxelas, apenas 17 dos 69 eleitores inscritos se deslocaram às urnas no sábado, sendo a capital belga o local com o maior número de cidadãos recenseados para votarem presencialmente.

A falta de uma cópia do documento de identificação em numerosos votos de emigrantes esteve na origem da repetição, no círculo da Europa, das eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro. Mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa, 80% do total, foram anulados após, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.

Chamado a pronunciar-se sobre a anulação desses votos, o Tribunal Constitucional (TC) declarou a nulidade das eleições nestas assembleias. No total, o círculo da Europa elege dois deputados para o total de 230 assentos na Assembleia da República. Só depois será possível conccluir o processo e realizarem-se as tomadas dos deputados e Governo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.