Relatório mostra que pandemia está a ter impacto reduzido na mortalidade em Portugal

Posted by

Portugal regista uma mortalidade dentro dos valores esperados para esta altura do ano, o que revela um impacto reduzido da covid-19 neste indicador, adianta o novo relatório sobre a situação epidemiológica hoje, sexta-feira, divulgado.

“A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica um reduzido impacto da pandemia na mortalidade”, refere o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que substituiu o relatório das “linhas vermelhas” que foi divulgado nas últimas 50 semanas.

A DGS justifica esta alteração com a “redução da gravidade e impacto da pandemia, assim como pela necessidade de adaptação dos anteriores indicadores a uma fase onde as revisões das medidas de controlo da pandemia não se preveem tão frequentes”.

De acordo com o novo relatório, a mortalidade específica por covid-19 estava, na última segunda-feira, nos 27,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a uma diminuição de 20% relativamente ao período anterior (34,6 mortes).

Apesar desta redução, o valor de 27,7 óbitos é ainda superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e que constitui uma das referências determinadas pelo Governo para o país passar para um nível sem restrições de controlo da pandemia.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.