Opinião: A concessão da água deve ser renovada?

Posted by

SIM A concessão de água deverá ser renovada se o balanço e auditoria a realizar mostrar que o serviço prestado é de qualidade e a custos controlados. Este é um setor de atividade fundamental do município, o abastecimento de água no concelho, e que não tem a atenção necessária da autarquia. Deveríamos todos estar mais preocupados com a qualidade, e quantidade de água potável, e menos obcecados com o seu preço final. Apesar de politicamente incorreto, o facto da água para consumo humano ser economicamente acessível, 300 litros de água da torneira (captação, tratamento, distribuição e saneamento) custam cerca de um Euro na Figueira da Foz, é tabu, e o debate centrar-se excessivamente nos cifrões e menos na sustentabilidade.
A empresa Águas da Figueira é um reflexo da sua administração, destacando-se o eng.º João Damasceno que tem prestado um excelente serviço à comunidade. Convém aos figueirenses ter algum brio na empresa, que merece apreço, tendo sido distinguida como a melhor no setor Água, Eletricidade e Gás das 1000 maiores PME de Portugal pela revista Exame.
Na renovação da concessão a Câmara Municipal deverá ser exigente, pugnando pela qualidade da água, prevenindo poluentes emergentes, objetivando o alargamento da rede de saneamento, utilização circular da água e o planeamento para períodos mais intensos de seca, como acontece agora, devido às alterações climáticas em curso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.