Coimbra: Universidade em campanhas de recolha de donativos para vítimas da Ucrânia

Posted by
Spread the love

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje que se associou a duas campanhas de recolha de donativos, para apoiar o acolhimento de refugiados na Roménia e na Moldova, dois dos países vizinhos da Ucrânia.

Uma das iniciativas é promovida pela aliança EC2U (European Campus of City-Universities), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra e mais seis congéneres europeias, e está centralizada na Universidade de Iasi, cidade do nordeste da Roménia (a cerca de 160 quilómetros da fronteira com a Ucrânia).

Os donativos podem ser enviados para a conta conjunta com o IBAN RO76BRDE240SV78361832400.

A outra campanha é dinamizada pela UC, em parceria com Embaixada da Moldova em Portugal, país que partilha cerca de 900 quilómetros de fronteira com o sudoeste ucraniano e que, como a vizinha Roménia, tem recebido grandes vagas de refugiados provenientes da Ucrânia.

Os donativos em euros podem ser realizados para o IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI.

Já na terça-feira, dia de aniversário da Universidade de Coimbra, o reitor Amílcar Falcão tinha sublinhado que esta instituição de ensino superior está à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes e investigadores refugiados de guerra provenientes da Ucrânia.

Para tal, “poderá ser ativado o Fundo de Apoio aos Refugiados, que a UC mobiliza sempre que necessário, em situações similares”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.