Castelo Branco: Exposição sobre “Os Passos da Via Sacra” no Centro Cultural Raiano

Posted by

Município de Idanha-a-Nova

O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, tem patente ao público, entre domingo e 24 de abril, a exposição “Os Passos da Via Sacra”, de autoria de Susa Monteiro, foi hoje anunciado.

“Nestas ilustrações, Susa Monteiro recorda os arranjos piedosos efémeros, montados nesta ocasião para edificação dos fiéis e que, em tempos idos, incluíam panos pintados de armar. Entre os raros sobreviventes deste género, destaca-se o exemplar de Medelim, peça de dimensões impressionantes, datada de 1688”, explica, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

Este município do distrito de Castelo Branco adianta ainda que a exposição pode ser visitada de terça a domingo (das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00) e encerra à segunda-feira e no Domingo de Páscoa.

Em 2021, o CCR assinalou simbolicamente as tradicionais manifestações de religiosidade popular de Idanha-a-Nova relacionadas com a Quaresma e com a Páscoa, e convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra, evocando as encomendas de arte religiosa de outrora.

“Agora, em 2022, o conjunto de imagens que serviu de base à instalação artística urbana de 2021 estará em exposição no CCR até 24 de abril”, conclui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.