UC lança site que desvenda segredos da botânica com mais de 100 anos

Spread the love

Foto DR

“Cartas da Natureza” é o sítio online que revela pormenores da troca de correspondência dos botânicos da Universidade de Coimbra (UC) em finais do século XIX e início do século XX, trabalho com o contributo de 1.200 voluntários.

“A plataforma, que contém informações taxonómicas e geográficas de potencial relevo para a definição de estratégias de promoção e conservação da biodiversidade em Portugal e vários países lusófonos, foi lançada pela UC com o contributo de mais de mil cientistas-cidadãos, que colaboraram na transcrição das cartas”, refere uma nota de imprensa da academia.

A base de dados “contém a transcrição pesquisável do conteúdo da correspondência trocada pelos responsáveis do Instituto, do Herbário e do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, entre cerca de 1870 e 1928”, cartas que integram o Arquivo de Botânica do Departamento de Ciências da Vida da UC, adianta.

Segundo a Universidade, as missivas, que envolvem “mais de 1.100 correspondentes diferentes, contêm informações relevantes sobre localizações históricas de plantas, áreas de distribuição e abundância de espécies, registos de trocas de plantas e sementes, processos científicos de colheita, classificação e taxonomia de plantas e dados para reconstrução do percurso de espécimes de herbário e objetos museológicos nas coleções de história natural da UC”.

1 200 participantes no projeto

A nota explica que estes dados “foram obtidos com a colaboração voluntária dos cidadãos-cientistas que responderam ao apelo à comunidade lançado em 2019, a partir da plataforma Zooniverse, que agrega interessados em projetos de ciência participativa”.

“Cerca de 1.200 participantes – muitos deles estrangeiros – contribuíram para a transcrição de mais de mil cartas, em seis línguas diferentes, num total de mais de 3,8 milhões de carateres (mais de 640 mil palavras)”, acrescenta.

Citado na nota de imprensa, o coordenador do projeto “Cartas da Natureza” e investigador do Centro de Ecologia Funcional da UC, António Gouveia, salienta que, “sendo uma quantidade de dados muito grande, esta foi uma excelente oportunidade para pedir a colaboração de voluntários”.

De acordo com o investigador, “a transcrição torna facilmente pesquisável toda a informação que até aqui apenas estava contida nas imagens digitalizadas das cartas”.

“Estamos a falar de relações epistolares que relatam a ligação entre os cientistas da UC”, como Júlio Henriques, considerado como “grande impulsionador do estudo da botânica em Portugal”, e os seus congéneres de toda a Europa, que criavam redes de conhecimento sobre as plantas, assinala António Gouveia.

Cartas continuam a ter relevo científico

O coordenador precisa que “esta correspondência, que parece ter um âmbito relativamente local, é bastante global, quer em termos da informação que contém, quer em termos dos atores que envolve”, realçando, também, que as cartas continuam a ter relevo científico.

Também citado na nota, o vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão, considera que este projeto mostra “as inequívocas vantagens do paradigma emergente da chamada ciência cidadã, através da qual os cidadãos podem dar um contributo determinante para acelerar o desenvolvimento da ciência e reforçar a sua relevância social”.
Os documentos estão disponíveis em acesso aberto, em http://cartasdanatureza.uc.pt.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.